CENÁCULO: Termo Bíblico que designa lugar de oração (At 1,12-14)
O Cenáculo de Jesus era o monte (Mt 14, 22-23) ou o deserto (Mc 1, 12). Este lugar corresponde para Jesus, o lugar de oração e não, o lugar de trabalho. É o lugar onde a iniciativa pertence ao Pai, para dispor e ocupar o tempo de Jesus. É o lugar onde Jesus recebe e acolhe a Ação do Pai.
O Cenáculo é o lugar para o caminho à interioridade: “Mestre, onde moras?” “Vinde e vede” (Jo 1, 38-39).
João Batista apontou para o Mestre. Os discípulos deixam João Batista e seguem a Jesus, que se interessa por eles e os acolhe em sua curiosidade em saber onde Ele morava. Permanecendo com Jesus aquele dia, fazem a experiência do encantamento pela pessoa de Jesus, do qual nasce o desejo que outros também possam conhecê-lo: André foi logo à procura de seu irmão e disse-lhe: “Achamos o Messias! E o levou até Jesus” (Jo 1, 40-42).
Carisma Congregacional: É a união da experiência de intimidade com a Palavra de Deus, através da oração e o impulso que dela nasce, no coração da pessoa que desafia para a ação (trabalho).
Carisma: Delineamento do foco: O que queremos e desejamos? Levar as pessoas à Jesus em Oração.
Espiritualidade do Carisma do Cenáculo: Qual é o típico ou o específico das Irmãs do Cenáculo?
- Proporcionar o lugar e clima, ajudando outras pessoas a fazer a experiência do encantamento pela pessoa de Jesus, assim como Jesus se encantava pelo Pai, estando a sós com Ele. Estes, possivelmente irão despertar outros para tal experiência.
- Oferecer lugar para formar o coração da pessoa pela experiência da intimidade relacionada com a pessoa de Jesus, que deixa a pessoa encantada por Ele.
- Cada Irmã do Cenáculo assume como missão, pela experiência do encantamento à pessoa de Jesus, levando para outras pessoas a fazer a mesma experiência. BINÔMIO: Oração – Ação.
- A missão da Irmã do Cenáculo é apontar a pessoa de Jesus à todas aquelas pessoas que Ele colocar no caminho da sua vida de missão, Isto é, despertar nas pessoas o desejo de conhecê-lo, para assim Amá-lo e Segui-lo
- Exige a experiência contínua do descentramento de si mesma e voltada para o encontro com a pessoa de Jesus. “Jesus somente faz aquilo que vê o Pai fazendo" (Jo 5,19). O centro da vida de Jesus é o Pai. A oração de Jesus consiste em acolher o Pai e Ouvi-lo”.