Cenáculo - Taboão - SP

Cenáculo - Taboão - SP
Rua Iracema Senna Cerqueira dos Santos, 1111 - Bairro Intercap - CEP 06757240 - Taboão da Serra - SP - Tel: (11) 3782-0794 - Fax: (11) 4701-3915 - Blog: cenaculots.blogspot.com - Email: cenaculots@uol.com.br

sábado, 17 de setembro de 2016







Um comentário:

Cenáculo - Taboão da Serra - SP disse...

Deus é Bom, Deus é mais que Bom Ele é a BONDADE! Sta Teresa Couderc

Graça: “Pai, dá-me a graça de experimentar o tua Bondade que recria continuamente.”

“Deus é Criador, e dos escombros constrói novidades surpreendentes”

“Há alguns dias tive uma visão que muito me consolou. Foi durante minha ação de graças enquanto fazia algumas reflexões sobre a bondade de Deus, e como não pensar nela nestes momentos, nesta bondade infinita, bondade incriada, fonte de todas as bondades! E sem a qual não haveria bondade alguma nem dos homens, nem nas outras criaturas. Estava extremamente comovida com estas reflexões, quando vi escrito como em letra de ouro esta palavra BONDADE, que repetia havia muito tempo com indizível suavidade. Eu vi, digo, escrita sobre todas as criaturas animadas e inanimadas, racionais ou não, todas traziam este nome de bondade; vi o mesmo sobre a cadeira que me servia de genuflexório. Compreendi então que tudo aquilo que estas criaturas tem de bom e todos os serviços e auxílios que recebemos de cada uma delas é um benefício que devemos à bondade de nosso Deus, que lhes comunicou algo de sua bondade infinita, a fim de que a encontremos em tudo e em toda parte. Mas o que lhe digo nada é; se eu pudesse dizer algo daquilo que experimentei então, valeria a pena, mas impossível exprimi-lo: o que é divino não se pode exprimir. Somente, não me admiro mais de que os santos fossem arrebatados na visão desta bondade que tantas almas conhecem tão pouco; esta impressão durou vários dias durante os quais não podia achar gosto em nada senão naquilo que tinha visto e experimentado. Queira, muito Reverenda Madre, agradecer por mim a esta divina Bondade e pedir-lhe que eu deixe de ser tão má, pois não me acho melhor”.(Antologia p.113-115: carta escrita por Santa Teresa a Me. Larochenègly - Montpellier, 10 de Agosto de 1866)

Teresa começa falando sobre a caridade e zelo como características da vida dos santos e que ela está longe de imitá-los. Aliás, é comum aos santos se sentirem pessoas muito pecadoras. Mas ela sabe que: ‘ainda bem que Deus não considera os méritos dela para cumulá-la de graças e mimos’. Aí Teresa conta a experiência (que ela chama de visão) que teve da bondade.
Observo que em outras cartas ela sempre se refere à bondade de Deus. Portanto, a consolação aqui não é algo que acontece do nada, mas é a uma confirmação de Deus àquilo que já era crido por ela. A experiência que Teresa tinha de Deus era essa: gratuidade, misericórdia, Bondade...Então aqui podemos perceber facilmente Deus revelando de forma a não deixar nenhuma dúvida que Ele é a Bondade.

Considero que, uma pessoa para ver uma palavra escrita em todos os seres, inclusive os inanimados, é porque aprendeu a ver a Criação maravilhada, grata e consciente que tudo que vem de seu Criador que é a Bondade só pode ser bom. Esta experiência de Teresa é semelhante a de Francisco de Assis: não importa se é um lobo ou a morte, se é uma cadeira ou um cavalo, se vem de Deus é bom porque Deus é a Bondade.

Textos bíblicos que expressam de forma contundente que Deus é a Bondade:
Lucas 10, 25-37: a atitude do BS é a bondade deixando de ser apenas um substantivo abstrato para se tornar uma expressão de vida.
Lucas 19, 1-10: a bondade misericordiosa de Jesus expressa em um primeiro momento no olhar...